Suas vestes perante o Senhor
O que é casual é abrirmos nosso guarda-roupa e escolhermos uma peça de roupa para usarmos no dia a dia , na noite , em festas , casamentos .
Nós como Yeshua Talmudin também temos vestes perante a presença dele e é sobre esse assunto iremos refletir hoje.
Ø Zacarias 3:1-8 => E ELE mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. 2Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo? 3Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo. 4Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de vestes finas. 5E disse eu: Ponham-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça. E puseram uma mitra limpa sobre a sua cabeça, e vestiram-no das roupas; e o anjo do SENHOR estava em pé. 6E o anjo do SENHOR protestou a Josué, dizendo: 7Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos, e se observares a minha ordenança, também tu julgarás a minha casa, e também guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre os que estão aqui. 8Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos; eis que eu farei vir o meu servo, o RENOVO.
Observe que no verso 5 o anjo colocou sobre ele uma mitra limpa .Mas antes que fosse colocado , no verso 4 , foi-lhe tirado as vestes sujas . Permita que o Senhor retire suas vestes sujas e lhe dê roupas novas e passe de ti a tua iniquidade .
A mitra representa a santidade do senhor que é colocada em nossas cabeças .Foi colocada com a intenção de que todos vissem que a santidade do Senhor estava sobre a vida de Josué .
Efésios 4:22-32 => 22Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23E vos renoveis no espírito da vossa mente; 24E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. 25Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. 26Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27Não deis lugar ao diabo. 28Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. 29Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 30E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 31Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
1 Pedro 1:15-16 => 15Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 16Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
No verso 22 de Efésios quando fala de despojar do velho homem , fala da retirada das vestes sujas . No verso 23 e 24 o Senhor lhe diz para que vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Nos versos de 25-32 é mostrado um modelo de santidade que devemos seguir.
Entenda o quão importante é a santidade do Senhor em nossas vidas .Vou destacar dois importantes motivos :
1. A santidade gera autoridade
2. A santidade libera unção
No livro de Zacarias 3 ( parte A) o anjo do Senhor chama Josué de Sumo Sacerdote . Em Isaias 61:6 (parte A) o Senhor diz que somos chamados de Sacerdotes do Senhor .
Ø 1 Pedro 2:9 => Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Aqui temos a presença de uma verbo (ser) empregado na 3° pessoa do plural no tempo presente .Porém em Isaias vemos o mesmo verbo empregado no futuro . Outrora seriamos chamados de sacerdotes do Senhor , mas hoje nos somos os sacerdotes do Senhor que anunciamos as virtudes daquele que nos chamou .
Ø Êxodo28:2-43 => 2E farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para glória e ornamento. 3Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenho enchido do espírito da sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo; para que me administre o ofício sacerdotal. 4Estas pois são as vestes que farão: um peitoral, e um éfode, e um manto, e uma túnica bordada, uma mitra, e um cinto; farão, pois, santas vestes para Arão, teu irmão, e para seus filhos, para me administrarem o ofício sacerdotal. 5E tomarão o ouro, e o azul, e a púrpura, e o carmesim, e o linho fino, 6E farão o éfode de ouro, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, de obra esmerada. 7Terá duas ombreiras, que se unam às suas duas pontas, e assim se unirá. 8E o cinto de obra esmerada do seu éfode, que estará sobre ele, será da sua mesma obra, igualmente, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido. 9E tomarás duas pedras de ônix, e gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel, 10Seis dos seus nomes numa pedra, e os outros seis nomes na outra pedra, segundo as suas gerações; 11Conforme à obra do lapidário, como o lavor de selos lavrarás estas duas pedras, com os nomes dos filhos de Israel; engastadas ao redor em ouro as farás. 12E porás as duas pedras nas ombreiras do éfode, por pedras de memória para os filhos de Israel; e Arão levará os seus nomes sobre ambos os seus ombros, para memória diante do SENHOR. 13Farás também engastes de ouro, 14E duas cadeiazinhas de ouro puro; de igual medida, de obra de fieira as farás; e as cadeiazinhas de fieira porás nos engastes. 15Farás também o peitoral do juízo de obra esmerada, conforme à obra do éfode o farás; de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido o farás. 16Quadrado e duplo, será de um palmo o seu comprimento, e de um palmo a sua largura. 17E o encherás de pedras de engaste, com quatro ordens de pedras; a ordem de um sárdio, de um topázio, e de um carbúnculo; esta será a primeira ordem; 18E a segunda ordem será de uma esmeralda, de uma safira, e de um diamante; 19E a terceira ordem será de um jacinto, de uma ágata, e de uma ametista; 20E a quarta ordem será de um berilo, e de um ônix, e de um jaspe; engastadas em ouro serão nos seus engastes. 21E serão aquelas pedras segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; serão esculpidas como selos, cada uma com o seu nome, para as doze tribos. 22Também farás para o peitoral cadeiazinhas de igual medida, obra trançada de ouro puro. 23Também farás para o peitoral dois anéis de ouro, e porás os dois anéis nas extremidades do peitoral. 24Então porás as duas cadeiazinhas de fieira de ouro nos dois anéis, nas extremidades do peitoral; 25E as duas pontas das duas cadeiazinhas de fieira colocarás nos dois engastes, e as porás nas ombreiras do éfode, na frente dele. 26Farás também dois anéis de ouro, e os porás nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que estiver junto ao éfode por dentro. 27Farás também dois anéis de ouro, que porás nas duas ombreiras do éfode, abaixo, na frente dele, perto da sua juntura, sobre o cinto de obra esmerada do éfode. 28E ligarão o peitoral, com os seus anéis, aos anéis do éfode por cima, com um cordão de azul, para que esteja sobre o cinto de obra esmerada do éfode; e nunca se separará o peitoral do éfode. 29Assim Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do SENHOR continuamente. 30Também porás no peitoral do juízo Urim e Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do SENHOR: assim Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do SENHOR continuamente. 31Também farás o manto do éfode, todo de azul. 32E a abertura da cabeça estará no meio dele; esta abertura terá uma borda de obra tecida ao redor; como abertura de cota de malha será, para que não se rompa. 33E nas suas bordas farás romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim, ao redor das suas bordas; e campainhas de ouro no meio delas ao redor. 34Uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha de ouro, e outra romã, haverá nas bordas do manto ao redor, 35E estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no santuário diante do SENHOR, e quando sair, para que não morra. 36Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como as gravuras de selos: SANTIDADE AO SENHOR. 37E atá-la-ás com um cordão de azul, de modo que esteja na mitra, na frente da mitra estará; 38E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniqüidade das coisas santas, que os filhos de Israel santificarem em todas as ofertas de suas coisas santas; e estará continuamente na sua testa, para que tenham aceitação perante o SENHOR. 39Também farás túnica de linho fino; também farás uma mitra de linho fino; mas o cinto farás de obra de bordador. 40Também farás túnicas aos filhos de Arão, e far-lhes-ás cintos; também lhes farás tiaras, para glória e ornamento. 41E vestirás com eles a Arão, teu irmão, e também seus filhos; e os ungirás e consagrarás, e os santificarás, para que me administrem o sacerdócio. 42Faze-lhes também calções de linho, para cobrirem a carne nua; irão dos lombos até as coxas. 43E estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da congregação, ou quando chegarem ao altar para ministrar no santuário, para que não levem iniqüidade e morram; isto será estatuto perpétuo para ele e para a sua descendência depois dele.
2E farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para glória e ornamento. 3Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenho enchido do espírito da sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo; para que me administre o ofício sacerdotal. 4Estas pois são as vestes que farão: um peitoral, e um éfode, e um manto, e uma túnica bordada, uma mitra, e um cinto; farão, pois, santas vestes para Arão, teu irmão, e para seus filhos, para me administrarem o ofício sacerdotal. 5E tomarão o ouro, e o azul, e a púrpura, e o carmesim, e o linho fino, 6E farão o éfode de ouro, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, de obra esmerada. 7Terá duas ombreiras, que se unam às suas duas pontas, e assim se unirá. 8E o cinto de obra esmerada do seu éfode, que estará sobre ele, será da sua mesma obra, igualmente, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido. 9E tomarás duas pedras de ônix, e gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel, 10Seis dos seus nomes numa pedra, e os outros seis nomes na outra pedra, segundo as suas gerações; 11Conforme à obra do lapidário, como o lavor de selos lavrarás estas duas pedras, com os nomes dos filhos de Israel; engastadas ao redor em ouro as farás. 12E porás as duas pedras nas ombreiras do éfode, por pedras de memória para os filhos de Israel; e Arão levará os seus nomes sobre ambos os seus ombros, para memória diante do SENHOR. 13Farás também engastes de ouro, 14E duas cadeiazinhas de ouro puro; de igual medida, de obra de fieira as farás; e as cadeiazinhas de fieira porás nos engastes. 15Farás também o peitoral do juízo de obra esmerada, conforme à obra do éfode o farás; de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido o farás. 16Quadrado e duplo, será de um palmo o seu comprimento, e de um palmo a sua largura. 17E o encherás de pedras de engaste, com quatro ordens de pedras; a ordem de um sárdio, de um topázio, e de um carbúnculo; esta será a primeira ordem; 18E a segunda ordem será de uma esmeralda, de uma safira, e de um diamante; 19E a terceira ordem será de um jacinto, de uma ágata, e de uma ametista; 20E a quarta ordem será de um berilo, e de um ônix, e de um jaspe; engastadas em ouro serão nos seus engastes. 21E serão aquelas pedras segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; serão esculpidas como selos, cada uma com o seu nome, para as doze tribos. 22Também farás para o peitoral cadeiazinhas de igual medida, obra trançada de ouro puro. 23Também farás para o peitoral dois anéis de ouro, e porás os dois anéis nas extremidades do peitoral. 24Então porás as duas cadeiazinhas de fieira de ouro nos dois anéis, nas extremidades do peitoral; 25E as duas pontas das duas cadeiazinhas de fieira colocarás nos dois engastes, e as porás nas ombreiras do éfode, na frente dele. 26Farás também dois anéis de ouro, e os porás nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que estiver junto ao éfode por dentro. 27Farás também dois anéis de ouro, que porás nas duas ombreiras do éfode, abaixo, na frente dele, perto da sua juntura, sobre o cinto de obra esmerada do éfode. 28E ligarão o peitoral, com os seus anéis, aos anéis do éfode por cima, com um cordão de azul, para que esteja sobre o cinto de obra esmerada do éfode; e nunca se separará o peitoral do éfode. 29Assim Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do SENHOR continuamente. 30Também porás no peitoral do juízo Urim e Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do SENHOR: assim Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do SENHOR continuamente. 31Também farás o manto do éfode, todo de azul. 32E a abertura da cabeça estará no meio dele; esta abertura terá uma borda de obra tecida ao redor; como abertura de cota de malha será, para que não se rompa. 33E nas suas bordas farás romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim, ao redor das suas bordas; e campainhas de ouro no meio delas ao redor. 34Uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha de ouro, e outra romã, haverá nas bordas do manto ao redor, 35E estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no santuário diante do SENHOR, e quando sair, para que não morra. 36Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como as gravuras de selos: SANTIDADE AO SENHOR. 37E atá-la-ás com um cordão de azul, de modo que esteja na mitra, na frente da mitra estará; 38E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniqüidade das coisas santas, que os filhos de Israel santificarem em todas as ofertas de suas coisas santas; e estará continuamente na sua testa, para que tenham aceitação perante o SENHOR. 39Também farás túnica de linho fino; também farás uma mitra de linho fino; mas o cinto farás de obra de bordador. 40Também farás túnicas aos filhos de Arão, e far-lhes-ás cintos; também lhes farás tiaras, para glória e ornamento. 41E vestirás com eles a Arão, teu irmão, e também seus filhos; e os ungirás e consagrarás, e os santificarás, para que me administrem o sacerdócio. 42Faze-lhes também calções de linho, para cobrirem a carne nua; irão dos lombos até as coxas. 43E estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da congregação, ou quando chegarem ao altar para ministrar no santuário, para que não levem iniqüidade e morram; isto será estatuto perpétuo para ele e para a sua descendência depois dele.
Veremos agora como se vestia um Sacerdote e Sumo Sacerdote do Senhor.
As vestes sarcedotais eram conhecidas como ornamento de gloria e beleza.
· "Para glória e beleza"). WC Kaiser ("Exodus", 2:465 EBC), citando a Bíblia diz "para dar-lhe dignidade e honra", diz que essas roupas foram para exaltar o cargo de sumo sacerdote, bem como embelezar o culto a Deus (o que explica mais do que o texto tem que a prestação NVI). O significado da palavra "glória" tem muito a ver com a importância do escritório, com certeza, mas em Êxodo a palavra tem sido usada também para o brilho da presença de Javé, e assim a magnificência dessas roupas pode de fato greve do adorador com o sentido da exaltação do serviço.
Nas suas vestes de glória e beleza, Arão se tornou tipicamente aquilo que Jesus Cristo era de modo intrínseco em todo o seu ser, em pureza e santidade.
· A "santidade" genitivo é o atributo de "roupas" - ". Vestes de santidade" A ponto de a palavra "santo" é que essas peças de vestuário seria distinta das peças de roupas comuns, pois para além de definir Aaron santuário de serviço e ministério.
O sacerdote
Os sacerdotes que ministravam no Santo Lugar usaram estas vestimentas:
Os sacerdotes que ministravam no Santo Lugar usaram estas vestimentas:
· Uma túnica longa (o casaco bordado) com mangas de linho branco, tecido ao longo, sem costura;
· compridas calças brancas do quadril até a coxa;
· um quepe de linho branco ou mitra, como um turbante, masde forma cônica
· uma faixa ou cinto tecidos do mesmo material que o véu (Ex 39:29).
O Sumo Sacerdote
Ø O Éfode (28:6-14, 39:2-7)
feito de linho com ouro, azul, purpúra e escarlata. . Estendia-se para a frente e para atrás do corpo, em duas partes que foram apertadas junto ao ombro através de duas pedras de ônix ( tipo de uma esmeralda , boa para gravura)fixadas em ouro. Em cada uma destas foram gravadas os nomes das doze tribos de Israel. Foram colocados seis nomes, em ordem de nascimento, em um ombro e seis no outro. Isto significa que todas as vezes que o Sumo Sacerdote entrava no Santo Lugar, ele levava os nomes das tribos diante do Senhor, e de acordo com o caráter de sacerdote, ele representava estas diante de Deus.
Ø Duas pedras de ônix
Existe certa diferença de opinião quanto à identificação desta pedra. O problema se deve à palavra original. A septuaginta traduz "esmeraldas". É provável que tenham sido de ônix, que era uma excelente pedra para gravar. No Egito o anel real tinha o nome gravado de seu dono, mas no santuário havia escrito nas pedras de ônix os nomes das tribos de Israel, 6 em cada lado, a pedra estava nos ombros, Jesus leva nossas cargas através da pedra de ônix, disse ele: "...vinde a mim todos os que estais cansados e eu vos aliviarei" Mt 11:18 e disse também: "Porque o meu jugo(ensinamento) é suave, e o meu fardo é leve". Mt 11:30
Ø A Faixa ou Cinto'
A frente e atrás do éfode foi feito como as vestes, uma faixa ou cinto que foram colocados sobre a cintura do sacerdote . E era de linho azul, purpúra, e escarlate entrelaçado com linhas douradas. No linguagem da Escritura o sacerdote devia ser 'cingido' com este cinto, para que ele fosse vestido completamente nos seus vestuários dele e prep.
arado e pronto para servir.
Ø O Peitoral
O principal propósito do éfod era sustentar o peitoral, o qual ficava por cima do éfod e era seu principal ornamento. Devia ser a parte mais brilhante e chamativa da vestimenta do sumo-sacerdote. O chamava "peitoral do julgamento" (decisão), principalmente porque servia para sustentar "o Urim e o Tumim", mediante os quais se consultava a Deus e por meio dos quais ele revelava sua vontade ao povo. O peitoral era feito dos mesmos materiais do efod.( na palavra do senhor diz lá em 1 joão 2;1 : MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo...Javé é o nosso advogado e ele quem toma as decisões por nós.)
Ø As 12 pedras
Quer dizer, os nomes das 12 tribos. Em cada pedra estava o nome de uma das 12 tribos. Estes nomes gravados ilustram o valor dos homens e mulheres para nosso Pai celestial. Deus estima a seu povo como gemas preciosas do cofre de seu amor. Sua igreja é-lhe como uma "noiva adornada com suas jóias" (Is 61:10). A igreja é seu "especial tesouro" (Ex 19:5). O fato de que cada uma das 12 tribos estivesse representada por uma gema diferente da outra, sugere que cada cristão tem sua própria personalidade, sua própria beleza à vista do céu. . Honra-nos pelo que somos e pelo que podemos fazer para ele. Que cada nome esteja gravado em uma pedra separada parece sugerir também que Deus pensa em cada pessoa de seu povo como indivíduo e o conhece, ama-o e o cuida, e o chama pelo seu próprio nome. (Sl 87: 5, 6; Is 57: 15; Mt 25:40, 45; Lc 15:3-10). O sumo-sacerdote levava os nomes de Israel "continuamente", a fim de que sempre fossem lembrados por Deus. Nunca devia esquecer sua posição e sua responsabilidade como representante deles. Da mesma maneira Cristo vive "sempre para interceder" por nós (Hb 7:25), nos tendo esculpidos "em as Palmas das mãos" (Is 49:16).
Ø Urim e Tumim
Estas palavras significam respectivamente "luz" e "perfeição". Embora não seja referência específica ao Urim e ao Tumim por nome, Josefo fala do "brilho" das pedras no peitoral do sumo-sacerdote, "brilho" que tinha deixado de ver-se fazia dois séculos devido à iniqüidade prevalecente. Por meio destas duas pedras Deus fazia conhecer sua vontade. Um halo de luz em torno do Urim era sinal da aprovação divina quanto aos assuntos que lhe apresentavam, e uma sombra sobre o Tumim era evidência de sua desaprovação. 1Sm 23:9-12; 28:6; 30:7,8.
Ø O Manto do Éfode
Debaixo do éfode do Sumo Sacerdote havia um manto azul. Foram presos sinos (campainhas) dourados à orla e romãs do mesmo material penduradas entre os sinos.
Ø Uma campainha de ouro:
As "campainhas" eram de ouro puro (Ex 39:25). Podiam ser ouvidas pelo povo quando o sumo-sacerdote ministrava dentro do santuário (Ex 28:35). O tinido das campainhas fazia que os que rendiam culto soubessem que ele estava oficiando em favor deles na presença de Deus e os insistia a lhe seguir com seus pensamentos e suas orações, enquanto ele levava a cabo as diferentes parte do ritual sacerdotal. O som das campainhas unia o sacerdote à congregação no culto. Para destacar a importância deste elo entre o povo e seu representante, o castigo do descuido era a morte (vers. 35). Por fé devemos conseguir ouvir o som das campainhas das orlas das vestimentas de Cristo como nosso sumo-sacerdote (Rm 8:34; Hb 8:1,2).
Ø Cordão de Ouro envolvendo a mitra:
Esta prancha de ouro era o mais característico e sobressalente da mitra. Estava colocada sobre a frente, atraindo desta maneira a atenção de todos, possivelmente ainda mais que o peitoral. Sua posição fazia que fosse "o ponto culminante de todo o adorno sacerdotal". Esta posição ressaltava mais e tinha mais significado pela inscrição que levava: "Santidade a Jeová". Tais palavras davam ao povo o mais elevado conceito da religião, e assinalavam seu objetivo supremo (Lv 11:44,45; Hb 12:14; 1Pd 1:15, 16). Eram um constante recordativo de que, sem este elemento essencial, todas as formas do culto seriam para Deus como uma brincadeira (ver Is 1:11-17). Quanto ao sumo-sacerdote, ensinavam-lhe que seu ministério devia ter todo formalismo, porque seu propósito era a consagração de sua própria vida. Esta é uma lição muito importante para os ministros de Deus hoje. (Is 52:11; 1Pd 5:2,3). Os ministros que não vivem tendo em conta este fim, caem sob a mais severa condenação do céu (1Sm 2:12-36; 3:11-14; 4:11);.
E esse sumo –sacerdote hoje representa o Senhor Jesus que está no Lugar Santíssimo , que leva sobre ele todo julgo, que cuida das tribos de Israel que estão espalhadas pelo mundo , que nos intercede perante o Pai , como nosso advogado, que toma as decisões por nos.
Jesus foi o sacrifício dado pela expiação dos nossos pecados , portanto não vos conformeis com as impurezas desse mundo , mas antes procurai a santidade que vem do Senhor.
Shalom
Lucas F.
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