terça-feira, 11 de outubro de 2011


Verdades acerca de Zaqueu


    O que  é comum de notarmos é como o Senhor tem despertado seu povo (Israel) a voltar  ao Início (B'reshyith).  Para melhor entendimento vamos  ao  livro de Gênesis.
Gênesis 10.5 diz :
Por estes foram repartidas as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.
   Primeiro temos a divisão das terras (Agricultura), depois a língua (palavras, linguística) e famílias (corpo, biologia). Agrobiolinguistica. Esses três termos vão estar presentes em todos os ensinamentos de Deus para nós. As vezes todos juntos, as vezes separados, mas sempre vão estar lá.
Mateus 4.4 diz :
Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
  Yeshua fala das três coisas, agrobiolinguistica:
   O homem (bio), o pão (agro) e a Palavra de Deus (linguistica).

  Depois dessa rápida demonstração de como Yeshua  tem nós levado de volta ao princípio  vamos analisar melhor como é empregado esse conceito de agrobiolínguistica  nas escrituras.

Lucas 19.1-9 diz :
1 E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
2 E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico.
3 E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
4 E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali.
5 E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa.
6 E, apressando-se, desceu e recebeu-o com júbilo.
7 E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.

   Quero chamar sua atenção para o versículo 4 onde está falando da figueira brava(planta com muitos espinhos, de  difícil manuseio ). Em outras traduções encontramos a palavra Sicômora ( do grego sukomoraia) que traduzida para o português quer dizer  amora .
   Como já foi visto em estudos anteriores  a palavra fruto em hebraico se escreve  PRY (פרי) e é formada pelas letras Phe , Resh e Yod , que respectivamente significa Boca , O cabeça e Mão.
Resumidamente  aquilo que falo e faço depende inevitavelmente de quem é meu cabeça. Se seu cabeça é uma pessoa corrompida , sento em lhe informar que tudo aquilo que você tem feito hoje é consequência da vida do seu “ Líder “.
Não estou aqui para lhe dar sermão  mas apenas lhe mostrar como Yeshua tem  te chamado para que a semente ( palavra ,Torah)  venha gerar frutos , resultados , mudanças em suas vidas .
Voltando para o versículo 4.
Dentro da Botânica temos os estudos dos frutos e falso frutos .
Como havia dito antes a figueira brava pode Zaqueu  subiu  em uma figueira brava ou um  pé de amora.
Dentro da caracterização vemos o que fruto  é uma  estrutura presente em todas as angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem.  A semente que foi lançada pelo semeador(Yeshua) ela está protegida dentro de nos que somo os frutos.
Usando uma linguagem   um pouco grosseira o pseudofruto seria aquele onde a semente não estivesse protegida , mas exposta .
Um exemplo é o caju.


Ou seja , a árvore  onde Zaqueu subiu era um falso fruto.
Para ficar melhor a compreensão vamos ver o verso 8 de Lucas :
8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.

Algo trivial que tem que ser notado neste versículo  se baseia nas circunstâncias , nos motivos , razões em  que Zaqueu executava tais   boas obras.
Não estou falando que ajudar o próximo financeiramente seja errado , mas que ajuda-lo na intuição de mostrar aos outros que está fazendo algo , isso sim seria errado.
Porque?
A medida que Zaqueu  fazia essas boas obras ele em si pensava que estava produzindo frutos para o Senhor, mas o que na verdade estava produzindo era um falso fruto , onde só tem a aparência de um. A característica do fruto é que ele guarda a semente dentro de si , ou seja, quando eu falo e faço algo a alguém , aquilo que eu fiz vai gerar frutos na mesma, fazendo com que a mesma gere frutos em outros e assim por diante . E é bem claro que o pseudofruto não tem essa característica um vez que sua semente está do lado de fora, não está guardada em seu coração.
Uma das muitas característica  de Deus é a de Agricultor.
Quando Yeshua chama Zaqueu para repousar em sua casa , em outras palavras ele estava dizendo assim : Desce Zaqueu por que hoje eu vou ministrar a minha palavra (semente) sobre sua vida.
Logo a importância não está nas obras mas sim em como são executadas, pois que adianta  diz algo a alguém se aquelas palavras não surtirem  efeito algum, entrando por um lado e saindo por outro? De nada adiantaria .Mas a partir do momento em que eu a executo com a semente do Senhor  gerada dentro de min aquelas  palavras surgiram grandes efeitos  , transformando grandemente aquela vida, abrindo caminho para que Yeshua faça sua boa , perfeita  e agradável vontade.
Permita que Elohiym( Deus) lance sua semente em você e que elas gere muitos frutos para a glória dele.

Shallom
Lucas Felipe,